quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estrutura de Pensamento - EP



Estrutura de Pensamento, ou simplesmente EP, é um termo utilizado na abordagem terapêutica denominada de Filosofia Clínica, e definida pelo Filósofo e Professor Lúcio Packter como “tudo aquilo que está em você” (indivíduo). Assim, uma EP se constitui das emoções, das verdades subjetivas, das concepções cerca do mundo e si próprio, das buscas e tudo aquilo que habita o indivíduo, consubstanciando-se, assim, naquilo que Filósofos Clínicos denominam de “Malha Intelectiva”. Essa EP, conforme coloca Packter, vai se construindo, modelando, sendo preenchida de formas, movimentos, conceituações ao longo da história e pode ser facilmente compreendida através da sua Historicidade do indivíduo ou grupo em questão.

NOTA: em Filosofia Clínica se utiliza os termos “história” e “historicidade”. Uma explicação simples para historicidade seria: historicidade é a história da pessoa contada pelo ponto de vista exclusivo dela. Ou seja, a historicidade é a versão que ela mesma forma da sua própria história de vida.

Percebe-se que sendo essa EP tudo aquilo que está em mim, logo esse “eu” é anterior à ela. Assim, em Filosofia Clínica, podemos compreender a Estrutura de Pensamento como um espaço que ao nascermos está em branco e que vai sendo preenchido e estruturado ao longo da vida. Este é um ponto fundamental, pois mesmo tendo Lúcio Packter uma explicação filosófica mais aprofundada para escolher esta forma de organização do “eu” e da EP, não pode-se deixar de notar que, ao assumir esta postura, a Filosofia Clínica acaba por não ferir algumas concepções de mundo adotadas por parcelas humanidade, como, por exemplo, a crença em outras vidas e da anterioridade do “eu”.

NOTA: a Filosofia Clínica possui um olhar “quase que científico” quanto à religiosidade e à espiritualidade, pois parte da historicidade do partilhante (paciente) e unicamente das suas concepções, num trabalho profundo de investigação filosófica a partir da sua historicidade, não cabendo à ela questões quanto à veracidade de fatos ou verdades universais, mas apenas analisando as verdades subjetivas do indivíduo ou grupo em si.

Packter, ao elaborar o sistema que seria utilizado para a montagem da Estrutura de Pensamento, dividiu esta em 30 Tópicos estruturais, e abriu a possibilidade para a inclusão de outros infinitos tópicos, assim chamados Tópicos Anômalos.


“A Estrutura de Pensamento abrange 30 tópicos estruturais, do grego Tópica, Lugar, ou seja, à muitos lugares nos quais nós encontramos as emoções, no entanto, no lugar onde nós mais à encontramos é exatamente aqui (indica no vídeo o Tópico 4 – Emoções).” (Transcrição de palavras do Profº Lúcio Packter em “Vídeos Caseiros de Introdução à Filosofia Clínica”)

Após ordenadamente colher a historicidade, o Filósofo Clínico se ocupa de retirar dela os seus conteúdos e elementos, distribuindo-os e sistematizando-os naquilo que chamamos de Estrutura de Pensamento. Aqui esbarramos com um dos principais diferenciais da Filosofia Clínica, pois nela não existe a realização de estudos de caso para uma generalização de resultados, métodos e sistemas, conforme frequentemente é realizado por outras terapias, seguindo uma idéia de método científico. Assim, o Filósofo Clínico considera cada pessoa única, com uma Estrutura de Pensamento individual e, portanto, aplicará procedimentos clínicos exclusivos conforme as características daquela EP, sem generalizações ou universalizações de regras terapêuticas.


Os 30 Tópicos que Lúcio Packter define para a Estrutura de Pensamento são:

 T1.      Como o mundo parece (fenomenologicamente);
 T2.      O que acha de si mesmo;
 T3.      T3p1 Sensorial & p2 Abstrato;
 T4.      Emoções;
 T5.      Pré-Juízos;
 T6.      Termos Agendados no Intelecto;
 T7.      Termos: T7p1 Universal, T7p2 Particular, T7p3 Singular;
 T8.      Termos: T8p1 Unívoco & T8p2 Equívoco;
 T9.      Discurso: T9p1Completo & T9p2 Incompleto;
 T10.     Raciocínio;
 T11.    Busca;
 T12.    Paixões Dominantes;
 T13.    T13p1 Comportamento & T13p2 Função;
 T14.    Espacialidade: T14p1 Inversão, T14p2 Rec. Inversão, T14p3 Deslocamento Curto e T14p4 Deslocamento Longo;
 T15.    Semiose;
 T16.    Significado;
 T17.    Armadilha Conceitual ;
 T18.    Axiologia;
 T19.    Tópico de Singularidade Existencial;
 T20.    Epistemologia;
 T21.    Expressividade;
 T22.    Papel Existencial;
 T23.    Ação;
 T24.    Hipótese;
 T25.    Experimentação;
 T26.    Princípios de Verdade;
 T27.    Análise da Estrutura
 T28.    Interseções de Estrutura de Pensamento;
 T29.    Dados da Matemática Simbólica;
 T30.    Autogenia;

T = Tópico
p = Partição (do tópico)

por Gilberto Sendtko

Nenhum comentário:

Postar um comentário