sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Light and Darkness – Luz e Escuridão
A riqueza da Natureza
A natureza é por si só colorida, uma explosão de vida, uma verdadeira e a mais perfeita obra de arte da criação. Fico admirado pela quantidade e pela qualidade da vida. Seres tão pequenos, em um mundo tão apertado pairando em um universo tão descomunal. À isso eu dou o nome de equilíbrio divino!
Acima algumas fotos tiradas por mim, Gilberto Sendtko, sob a inspiradora supervisão de Cinara Burckardt. Mais fotos podem ser conferidas em www.flicker.com/sendtko
A verdade!
Afinal, tal qual a lua, nosso mundo é apenas uma bolinha girando no espaço sem fim, ao redor de uma pequena estrela, e nós apenas meros fragmentos animados de matéria dentro dele.
Olho para a imensidão do vazio, para as infinitas estrelas, e penso: quanta vida, quanta beleza, quanta diversidade e quanta potencialidade existe nesse vasto universo.
E o homem? Com freqüência nos consideramos superiores à natureza, mas nunca conseguimos nem ao menos cruzar nossa pequena galáxia. Quando assim penso, sinto-me pequeno, sinto fraco, sinto-me apenas uma pequena partícula em meio ao universo!
A pergunta que fica é: estamos sozinhos ou existem outras bolinhas azuis girando em algum lugar do universo e sendo colonizada por outros “pequenos fragmentos de matéria animada”?
ALGO NO QUAL DEVERÍAMOS REFLETIR.
Qual o nosso papel nessa sociedade? Sendo parte dela, não devíamos nós todos apoiar o seu melhoramento, tal como se fossemos um único grande corpo?
Como conseguimos fechar os nossos olhos à noite sem lembrar de cenas como esta e muitas outras piores? Eis questões que ficam no ar e que não deixam a consciência calar.
Fantasmas
Quantas vezes, ao passar pelos bancos vazios e solitários de velhas praças, tivemos a impressão de que ali jaziam sentados aqueles que não podíamos ver com os olhos da carne? Quantas vezes estes bancos, cujo orvalho matinal costuma cobrir e cujos animais acompanham em respeito e obediência, parecem mais cheios de vida do que tudo ao nosso redor?
Quantas vezes queríamos nós sermos espíritos ali sentados, contemplando em paz e na solidão o mundo ao nosso redor?
Não sei o que você pensa, mas eu, ao olhar para estes bancos, sei no âmago do meu ser que eles não estão vazios.
Composição
A vida é uma série de fenômenos, composta por elementos, instituída por leis, movimentada por hierarquias e finalmente definida por composições.
Tudo o que fazemos, o que pensamos, o que desejamos, odiamos ou amamamos, e principalmente o que pedimos, tudo se espalha pelo universo, e nessa imensidão acaba por encontrar-se com coisas semelhantes, são atraidas por coisas afins, e em algum lugar algo ouve esse chamado, esse sinal, movendo-se e então finalmente responde.
E a resposta não tarda, ela é imediata!